Sociedade
03 Julho de 2020 | 13h28

PERFIL.COM INVADE SIC UÍGE E ENCONTRA UM OPERATIVO EM PORTUGUÊS

Nesta 5ª edição da rubrica PERFIL.COM, sob égide do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior, a nossa equipa de reportagem deslocou-se à província do bago vermelho, Uíge, em busca de mais quadro do MININT com distinção académica e profissional, tendo descoberto um ouro puro, como é óbvio, no Serviço de Investigação Criminal. Isso mesmo, SIC!

Nesta 5ª edição da rubrica PERFIL.COM, sob égide do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior, a nossa equipa de reportagem deslocou-se à província do bago vermelho, Uíge, em busca de mais quadro do MININT com distinção académica e profissional, tendo descoberto um ouro puro, como é óbvio, no Serviço de Investigação Criminal. Isso mesmo, SIC!

Lino Francisco Santos da Silva, um jovem solteiro com pouco mais de 40 anitos e é Subinspector de Investigação Criminal.

O seu bilhete de identificação diz que nasceu a 24 de Novembro de 1976, na província do Uíge.

Com 6 anitos, o nosso escolhido entrava para o ensino primário que concluiu, com êxito, e, na sequência, foi para a Escola preparatória, "11 de Novembro", para dar sequência ao ensino secundário que finalizou em 1997.

No ensino pré-universitário, Lino brilhou na opção de ciências exactas, mas, parece que o sonho era mesmo ser um bom falador de português.

Foi assim que a 7 de Outubro de 2015, no ISCED, obteve o grau de licenciado com a média final de 18 valores, em língua, que para muitos em Angola, é a materna, o português.

Na luta pelo primeiro emprego, a sorte bateu-lhe à porta e em 1997, com 21 anos, ingressava nas fileiras do MININT.

Após a sua recruta com os instrutores da 10ª Unidade da Polícia de Intervenção Rápida e da Ordem Pública, foi colocado no Município do Uíge e dois anos na Damba.

O nosso destemido, em 2008, no município do Songo, sofre um acidente de viação e é evacuado para Luanda.

Não obstante a isto, um ano depois regressa a terra natal como especialista do Serviço de Sector, hoje inteligência policial.

A 25 de Agosto de 2010, com dedicação e esforço é graduado a 3º subchefe, por intermédio de um concurso interno.

Um ano depois, por despacho do Comandante Provincial é transferido para à Direcção de Investigação Criminal do Uíge e colocado no Departamento do Laboratório de Criminalística.

No Serviço de Investigação Criminal, Lino da Silva colaborou, também, no Departamento de Crimes Contra o Património como Instrutor Processual, e por demonstrar capacidade imensurável foi promovido ao grau de Subinspector de Investigação Criminal, após ter participado do curso de Oficiais Subalternos, no Instituto Médio de Ciências Policiais - Comandante Santana André Pitra “Petroff”, em Benguela.

De regresso às terras do café, o oficial foi indicado como chefe do "grupo operativo".

Aos 25 de Abril de 2017, por Despacho do comissário, Simão Leitão Ribeiro, então Delegado Provincial do MININT, o oficial era indicado a Chefe de Departamento das Operações do SIC naquela circunscrição de Angola.

Em termos de formação policial é perito de campo em criminalística e informática forense, tendo participado do 23º curso de táctica e técnica de investigação criminal, capacitou-se em matérias tendentes a salvaguardar interesses do Estado.

O nosso prestigiado é, nos dias de hoje, o Chefe de Departamento de Operações da Direcção Provincial do Serviço de Investigação Criminal do UÍGE.

Este é mais um contemplado na rubrica PERFIL.COM numa iniciativa do GCII/MININT que, doravante, vai tornar o seu perfil num bem de consumo interno e externo, através das nossas páginas:

Youtube (minint-angola),
Instagram (minint_angola),
Facebook (minint-angola) e no portal governamental do MININT (www.minint.gov.ao).

Se é família MININT, já sabe, prepare a sua biografia, fotografias (corpo inteiro) e envie para 945.716.517 (apenas para o WhatsApp).